Determinações analíticas de substâncias sujeitas a autorização u restrição em detergentes e produtos de limpeza
PDF (Español (España))

Palavras-chave

detergente
produto de limpeza
restrição REACH
autorização REACH
ftalatos
tensioactivos não iónicos

Como Citar

Úbeda Ruiz, P. J., Sevilla Bernabeu, M. L., Saquero Martínez, M., Martínez Cánovas, M. J., Martínez López, C., & López Casares, R. (2015). Determinações analíticas de substâncias sujeitas a autorização u restrição em detergentes e produtos de limpeza. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 15(2), 96–102. Obtido de https://www.ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/762

Resumo

Foram determinados e quanti cados os seguintes ftalatos: di-n-butilftalato, bis (2-etilhexil) ftalato e benzilbutilftalato, os alquilfenóisnonilfenol e 2-(2-Methoxyethoxy) ethanol (DEGME), por estarem sujeitos a autorização ou restrição no Regulamento REACH, em 26 detergentes e produtos de limpeza de uso doméstico, utilizando cromatogra a para a separação (cromatogra a líquida em fase revertida para os ftalatos e alquilfenóis, e cromatogra a de gases para os éteres glicólicos) e espectrometria de massa para a deteção. Foram detectados ftalatos em todas as amostras. As concentrações de ftalatos foram inferiores ao limite a que estão obrigadas a autorização em misturas. Nonilfenol em concentrações relativamente mais baixas que os etoxilados de nonilfenol. As concentrações de alquilfenóis foram inferiores ao limite de restrição para a comercialização e uso em produtos de limpeza doméstica. Concentrações de DEGME foram inferiores ao limite de restrição para a comercialização em produtos de limpeza de venda ao público. Em conclusão, as concentrações das substâncias analisadas estão abaixo dos limites de concentração que obrigam a autorização ou a restrição.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.