Teor de metais pesados nas lamas de tratamento de águas residuais: estratégia de gestão para uma ilha oceânica
PDF (English)

Palavras-chave

metais pesados
ilha oceânica
lamas de águas residuais
gestão de resíduos

Como Citar

Hernández Sánchez, C., Gutiérrez, Ángel, Galindo, J. M., González-Weller, D., Rubio, C., Revert, C., Burgos, A., & Hardisson, A. (2017). Teor de metais pesados nas lamas de tratamento de águas residuais: estratégia de gestão para uma ilha oceânica. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 17(1), 3–9. Obtido de https://www.ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/758

Resumo

Nos últimos anos, a produção de lamas de águas residuais aumentou em todo o mundo. O tratamento e a gestão corretos deste resíduo são uma preocupação de todos os países. Este trabalho apresenta um estudo sobre os teores de metais, ou seja, Cd, Pb, Zn, Cr, Cu e Ni, em lamas duma estação de tratamento de águas residuais no nordeste da ilha de Tenerife. O estudo teve como objetivo analisar as lamas quanto à sua potencial adequação como fertilizante de terras agrícolas. Os níveis de metais detetados para Pb, Zn, Cr, Cu e Ni foram extremamente baixos (26,44, 544,01, 24,10, 37,05 e 8,04 mg/kg dw [peso seco], respetivamente). Os níveis de cádmio estavam abaixo do limite de quantificação. Foram observadas diferenças, estatisticamente significativas (p < 0,05), dependentes da estação do ano nas concentrações de Cu, Ni, Cr e Pb. Consequentemente, a aplicação de lamas para fertilizar agriculturas, solos deficientes em nutrientes e solos degradados pela atividade humana representa uma solução rápida e direta para a insuficiência de tais recursos, particularmente numa ilha oceânica.
PDF (English)

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.