Efeitos da disrupção endócrina na gestação: uma revisão sistemática
Revista de Salud Ambiental 14 (1) 2014
PDF (Español (España))

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))

Palavras-chave

disruptores endócrinos
gestação
contaminação ambiental
malformações
criptorquidia
hipospadia
aborto espontâneo
parto prematuro
baixo peso à nascença

Como Citar

Llopis-Gonzalez, A., Dueñas Ricaurte, J. C., Huerta Biosca, V., & Morales Suarez-Varela, M. M. (2014). Efeitos da disrupção endócrina na gestação: uma revisão sistemática. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 14(1), 29–38. Obtido de https://www.ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/422

Resumo

Os disruptores endócrinos são contaminantes ambientais ubíquos, naturais e sintéticos, que podem mimetizar, bloquear ou alterar funções hormonais. A exposição ambiental a estes contaminantes é quase impossível de evitar porque estão presentes no ar, na água, no solo, nos alimentos e em muitos materiais de uso cotidiano como os plásticos. A gestação é uma etapa de vulnerabilidade para o feto porque o organismo está em processo de desenvolvimento e qualquer alteração pode afetar gravemente a sua saúde a curto ou longo prazo. Existe alguma evidência de que estas sustâncias alteram processos de crescimento e diferenciação de tecidos, produzem malformações e afetam a duração da gravidez. Neste momento já existe algum conhecimento sobre os seus efeitos na etiologia da criptorquidia, hipospadia, micropénis, aborto espontâneo, parto prematuro e baixo peso à nascença. Efeitos esses que serão revisados neste documento visando uma atualização do conhecimento, concentrando-se na epidemiologia ambiental e na literatura relacionada. A dificuldade para estudar este tema pela quantidade de fatores intervenientes faz com que os resultados existentes não sejam conclusivos ou até que sejam contraditórios, pelo que, será necessário que se continue investigando.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.